Cooktop: 4 dicas para escolher o seu

Uma tendência atual, que há anos é adotada em residências de todos os portes, é o uso do cooktop. O fogão para instalar em pedras e armários é uma solução reduzida, minimalista e belíssima, que funciona no preparo dos alimentos e na decoração. 

Ele substitui os fogões grandes, mas precisa da aquisição do forno separadamente. São muitos os pontos para levar em conta na escolha do cooktop, para não se perder, entenda os principais:

Tipo de cooktop

O primeiro ponto é entender a necessidade do ambiente para determinar qual o modelo ideal de cooktop. O fogão possui diversas versões, onde o acendimento e abastecimento são distintos. A quantidade de bocas presentes não entra neste quesito. Veja os mais usados no Brasil:

Cooktop a gás

Grande parte das residências utiliza o gás encanado e de botijão para acender o fogão, pois era o modo mais acessível para o bolso. No entanto, o aumento no valor do gás de cozinha foi enorme e ele se equipara ao da energia elétrica, assim é preciso pesquisar valores médios da cidade para comparar qual é o melhor. Esse é o modelo mais tradicional e barato de fogão cooktop e conta com bocas convencionais com chamas aparentes.

Cooktop elétrico

As bocas são substituídas por resistências internas no cooktop elétrico, além de seu consumo ser de eletricidade. Ele tem a superfície lisa e sem os aparatos encontrados nos demais, tornando a limpeza simples e a aparência ainda mais minimalista, mas demanda uma panela reforçada.

Cooktop indução

O mais seguro entre todos os tipos de fogões é o de indução, que tem um campo eletromagnético com calor direcionado apenas para um material. Somente as panelas com fundo magnético ficam quentes, evitando queimaduras e incêndios, perfeito para quem coloca a segurança em primeiro lugar. A energia elétrica faz seu abastecimento e o investimento em panelas especiais é imprescindível.

Tamanho

O tamanho do cooktop se refere a quantidade de bocas, que podem ser 4, 5 ou 6. Os de 5 bocas são perfeitos para preparar as refeições menores e a boca do meio é mais forte e larga para panelas grandes. Como o valor e a dimensão são fatores importantes, é preciso ponderar de acordo com o número de moradores do local e tamanho das panelas usadas.

Superfície do cooktop

O mais tradicional são os modelos com vidro, sejam eles com as bocas metálicas ou lisos, mas também estão disponíveis os metálicos, que são exatamente iguais ao topo de um fogão convencional. A limpeza é mais fácil no vidro, mas o metal combina melhor com alguns ambientes, logo é uma característica decorativa.

Marca do fogão

A marca do fogão também entra na escolha, onde as mais conhecidas levam vantagem. Contar com empresas que há décadas oferecem o melhor é uma opção incrível, assim a durabilidade e o desempenho do cooktop são garantidos. Além da opinião dos consumidores, é só notar a presença de eletrodomésticos antigos na casa de pais e avós, que perduram até os dias de hoje, e apostar no mesmo fabricante.