O Fundo de garantia do Tempo de Serviço é uma forma de proteger o trabalhador, caso ele seja demitido sem justa causa. Ou seja, toda pessoa que trabalha com carteira assinada, tem direito ao FGTS. Todo início do mês, os empregadores depositam em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, o valor de 8% do salário, que fica guardado, sem poder ser mexido, para um auxilio do trabalhados caso seja demitido.

FGTS, Consultar extrato, extratofgts.caixa.gov.br
FGTS, Consultar extrato, extratofgts.caixa.gov.br

Em sua grande maioria, as pessoas recebem um extrato detalhado, em casa, de 2 em 2 meses, com os valores já acumulados, e mostrando o quanto esta sendo depositado e também o quanto rendeu esse valor. Caso não esteja recebendo esse extrato, é necessário comparecer a uma das agencias da caixa, e solicitar o extrato do FGTS.

FGTS, Consultar extrato, extratofgts.caixa.gov.br

Também é possível verificar e consultar FGTS, através da Internet, no site: extratofgts.caixa.gov.br , onde será necessário preencher o numero do PIS (Programa de Integração Social) e a senha, e automaticamente será possível verificar os valores.

Lembrando que, só é possível retirar o valor do Fundo de Garantia, se for demitido sem justa causa, ou na compra de um imóvel, caso contrario, o valor fica depositado nesta conta, podendo ser retirado somente na aposentadoria.